Maratona MUDE

Oieee!! ❤️❤️❤️

Ontem (14) participei da Maratona MUDE, um evento de moda e criatividade ligado ao design brasileiro de calçados, promovido pela Abicalçados e Apex-Brasil. A programação é muito legal, tem muitas palestras, oficinas práticas, arte e música, sendo uma atividade diferente e super interessante!

Eu fiquei sabendo do evento meio que de última hora, tinha prova sexta de manhã, já tinha outros compromissos no sábado, não tinha companhia pra ir, mas mesmo assim dei um jeito de sair correndo da faculdade e passar o dia no evento, e valeu a pena! Dei sorte de encontrar duas colegas logo que cheguei, então acabei ficando com elas! Na próxima edição vou me programar um pouco melhor!! hahah 😛

O centro da programação está numa Batalha Criativa de 24 horas, onde quatro equipes de designers competem criando, desenhando e produzindo três protótipos de calçados! A equipe que mais conquistar o público com seus produtos é a vencedora.

Com o objetivo de incentivar o design, revelar novos talentos e estimular o desenvolvimento da indústria calçadista, as palestras envolviam temas como a trajetória dos designers, inovação, conceitos de marca e negócios de moda. Mega inspirador!

O Lugar estava muito bonito, recebemos uma sacolinha com vários materiais e mimos logo que chegamos, e às 10:30 começou a maratona de palestras.


Nessa edição, o mentor das equipes participantes da batalha foi ninguém mais, ninguém menos que Dudu Bertholini!! Que figura! Super original e com uma postura invejável!!
A primeira palestrante foi Patricia Viera, a “Rainha do Couro” que contou um pouco sobre a sua trajetória incrível. Ela entrou no mundo da moda ajudando suas duas irmãs modelos nas trocas de roupa do backstage, tendo morado anos fora do Brasil. Quando voltou, acabou entrando na indústria calçadista e inovou na matéria prima pela qual ela é apaixonada: o COURO, aplicando neles novas cores e muitos recortes.

Apolinário é um jovem designer, que criou a “Cemfreio”, uma marca que tem só 8 meses e já é sucesso, com peças sem gênero definido e com muita identidade. Falou também do papel do negro na sociedade e o quanto o seu sucesso representa para a representatividade e inclusão. O cara tem uma identidade incrível!
Depois foi a vez de Mário Viana, um poruguês que entende muito de identidade de marca e da relação desta com o consumidor. Falou sobre a importância da comunicação com clareza, a definição do DNA da marca e os meios de comunicação. Usou como case a marca brasileira West Coast e a sua trajetória na definição da identidade da marca. Esta palestra foi super incentivadora pra mim!

Ao contrário do que muita gente deve pensar, Juliana Jabour sonhava em ser diplomata, tendo cursado Relações Internacionais em sua graduação, mas depois descobriu que a sua verdadeira paixão era o design. Tendo morado em Londres por quase 10 anos, voltou e começou trabalhando com acessórios, entrou na Vide Bula e começou a criar mais peças além de acessórios, mas foi com Carlos Miele que ela teve a oportunidade de trabalhar em grandes semanas de moda, como a NYFW. Depois de um tempo, começou a fazer coisas nas horas vagas e hoje tem uma marca própria (onde a malha é o carro chefe), além de estar na diretoria criativa da Lez a Lez, tendo um repertório de peças incríveis e cheias de estampa.

Então chegou a vez da mais descontraída e animada: Mônica Salgado, diretora de redação da revista Glamour, que falou um pouco sobre a revista e seu jeito de ser! Falou da importância de profissionais híbridos nos dias de hoje, que saibam trabalhar tanto na redação da revista quanto nas redes sociais! Além disso, falou sobre o street style e a importância das cores e do show off para as blogueiras e editoras.

Depois tivemos um bate papo com os empreendedores de moda Vinícius Dapper (que tem uma marca própria de calçados artesanais com peças incríveis e sofisticadas); um representante da OUS (marca de Skateboarding); e o Vinícius Pinto (criador da Elef Shoes, marca de calçados com uma pegada mais ecológica).

E pra finalizar, uma palestra incrível com Maria Prata. Que falou também um pouco de sua carreira, tendo começado com a moda em um curso de moda de um ano em Londres, tendo voltado e feito o curso de Design de Moda aqui no Brasil. Falando muita coisa interessante sobre sua trajetória, oportunidades que teve pela vida e seus programas na Globo News. Ela é uma pessoa super inteligente!!

No final de cada palestra tirávamos uma foto todos juntos! E eu, super metida, claro que estava sempre na frente! hahahaha Ninguém segura.

Além disso tinham outras atrações, como óculos de realidade virtual, onde podíamos “entrar” na semana de moda de Nova York ou dentro de uma fábrica de calçados; Um gif caleidoscópio personalizado; exposição de arte entre outras.



E aii? O que acharam do evento??

Até a próxima, folkss! 🙋🏼

Bjbj 😘 ❤️

Fepps

Deixe uma resposta